Açúcar

Malefícios do Açúcar: Elimine de vez esse vilão de sua vida!

Não se desespere. Não é preciso ser tão radical e retirar o açúcar de uma vez, mas devemos começar o processo devagar para que aos poucos possa se livrar desse vício. Já faz algum tempo que o açúcar refinado vem sendo apontado através de pesquisas de especialistas como um alimento de calorias vazias, não contendo nenhum tipo de vitaminas ou minerais para nosso organismo. O fato é que ele nos causa muito mais mal que benefício, com isso sofremos com todos os seus malefícios.

Estudos da Universidade de Utah, nos Estados Unidos mostram que o açúcar em excesso é prejudicial à saúde e em alguns casos, até mesmo em doses normais. Sabemos que em algumas pessoas pode ser mais difícil o processo de redução do açúcar no organismo, até por que o açúcar é viciante e por isso temos vontade de consumi-lo cada vez mais, podendo a sua falta causar até mesmo abstinência. Então, é hora de ter determinação e enfrentar o inimigo de frente.

Vamos lá? Vejamos então alguns dos malefícios que o açúcar pode causar:

Açúcar em excesso vira gordura

Ao virar gordura, ela pode ser acumulada nas células virando a tão terrível e indesejada celulite, além das gordurinhas localizadas, que geralmente estacionam na nossa barriga. Embora o corpo precise de energia, o açúcar não é a única fonte de energia. Temos vários outros alimentos que nos dão energia sem comprometer o funcionamento do nosso organismo.

O açúcar causa gordura no fígado

De acordo com especialistas o excesso de açúcar pode causar gordura no fígado. Ela ocorre com o excesso de gorduras e calorias, que se acumulam nas células do fígado causando cicatrizes e inflamações, prejudicando e muito o seu funcionamento.

O açúcar causa resistência insulínica

O maior fator de risco para resistência insulínica é o ganho de peso, e o açúcar ajuda muito nesse processo. O aumento do tecido adiposo faz com que o pâncreas tenha necessidade de produzir mais insulina e, com isso, o ciclo da resistência insulínica começa a trabalhar, e as células tentam se proteger do excesso dela.

O açúcar é viciante

Segundo pesquisa de cientistas da Austrália, os efeitos do açúcar no cérebro são parecidos com o mecanismo responsável pelo vício da cocaína. A pessoa sente cada vez mais necessidade de consumir açúcar e ter novamente aquela sensação de prazer e bem-estar que o açúcar traz.

Mas como eliminar o açúcar?

  • Segundo especialistas existem pessoas que precisam de alguma coisa doce todos os dias, principalmente após o almoço, não é mesmo? Esse processo pode ser difícil, então comece devagar, um bom começo pode ser a troca de um doce por uma fruta, que vai te dar saciedade, é fonte de fibras, vitaminas, seu açúcar é natural e não vai pesar na balança.

 

  • Prefira o cafezinho de todo dia com algumas gotas de adoçante, dê preferência ao mais natural, como a stévia e xilitol. Aos poucos vá diminuindo a quantidade das gotas, até que você não precise mais dele.

 

  • Se você gosta de um chocolatinho, procure pelos mais amargos, dê preferência aos acima de 70% de cacau. Você comerá o cacau de verdade, ao invés de açúcar e gordura apenas. O chocolate amargo de qualidade faz bem à saúde cardiovascular, trazendo benefícios ao coração. Experimente!

 

  • Se for tomar sucos naturais, experimente tomar sem açúcar (sem excesso é claro, sabemos que o melhor mesmo é comer a fruta).

 

  • Leia rótulos, este é um ótimo hábito para não levar gato por lebre. Muitas vezes o produto informa não ter açúcar, mas tem outros ingredientes disfarçados que nada mais são que açúcar. Fique de olhos nos ingredientes como Xarope de milho, Glicose, Sacarose, Lactose, Frutose, Maltose, Dextrose, Maltodextrina entre outros.

 

       Beijos e fiquem com Deus. Há!! E não esqueça de curtir a nossa Página do Facebook.

.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *